quinta-feira, abril 30, 2009

Depois não querem que chamem de farra. Deputado usa cota aérea com time de futebol

.

O Ceará Sporting Club tem a segunda maior torcida do Estado, ao lado do Fortaleza Esporte Clube e do Sport Club Corinthians Paulista, todas atrás da torcida do Clube de Regatas do Flamengo da cidade do Rio de Janeiro, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha no ano de 2007. Mesmo período em que foram emitidas pelo Congresso Nacional 77 passagens em nome de um deputado federal do Partido Progressista (PP-CE), para 27 jogadores, dois técnicos e três dirigentes, além de parentes, amigos dos atletas e radialistas encarregados de cobrir os jogos do time de futebol. Um gasto aproximado de R$ 31,2 mil da cota aérea destinada a parlamentares.

O próprio deputado que se elegeu em 2006 e presidiu o clube por dois anos e dois meses, entre janeiro de 2006 e março de 2008, admitiu que teve alguns jogadores que eram meus amigos na época em que lhe cedeu as passagens, quando o Ceará disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, fato que coincide em data e destino com a emissão das mesmas. Após uma sucessão de derrotas, o deputado deixou a presidência do clube sob ameaças.

O episódio envolvendo o deputado cearense é semelhante aquele do deputado do Rio Grande do Norte, que bancou passagens para a ex-namorada, milionária e apresentadora de televisão juntamente com a sua ex-sogra, amigos e artistas que participaram da festividade do carnaval fora de época da cidade de Natal. O CarNatal. A emissão dessas passagens não tem qualquer relação com o exercício de mandato de um parlamentar, pelo contrário, elas representam uma vantagem de interesse pessoal.

=== === ===

É bem verdade que há uma pretensão em encerrar esses assuntos relacionados a “farra aérea”, mas a cada dia surgem novos escândalos. Também não podemos generalizar toda essa imensa quantidade de parlamentares que chegaram às duas Casas do Congresso, porque aos poucos, o Brasil vem produzindo muito mais acertos do que erros. Políticos são seres humanos e, como tal, estão sempre sujeitos a desacertos. E não é porque dizem que as coisas sempre foram assim, e que assim sempre terá que ser. Mas nós podemos mudar essa situação.

Espero que não seja utopia acreditar que essa herança de corrupção que o país carrega desde os tempos da coroa portuguesa se perpetue como vitalícia, mas que essa crise do Congresso trouxe uma oportunidade única para mudar os costumes políticos no Brasil. Sem dúvida nenhuma, trouxe. Por isso é muito importante definir as regras de uso e dar maior transparência em relação a sua utilização, para que possamos realmente acreditar na seriedade e na idoneidade do Congresso Nacional, e assim valer por direito, o que há de melhor na política pública. A democracia.
.

Nenhum comentário: