sexta-feira, abril 17, 2009

A falta de princípio moral que carcome os três poderes

.

Varrer o lixo para debaixo do tapete é a promessa de moralidade diante das medidas tomadas pelos parlamentares do Congresso Nacional para evitar maiores conseqüências acarretadas pela avalanche de irregularidades apresentadas pela imprensa nesses últimos dias.

Impávido e com a serenidade única de um veterano de guerra que já viu quase tudo, o presidente da Câmara dos Deputados Federais do partidão PMDB eleito pelo estado de São Paulo (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), se enfastia enquanto aguarda explicações sobre o uso das cotas de passagens aéreas distribuídas a parentes, ex-namoradas e amigos próximos.

E não para por aí, a lama se espalha e emporcalha outros gabinetes de parlamentares ilustres e sacrificados defensores do povo. Nesta fase de intemperança um escândalo puxa outro na corrente da bem-aventurança.

Deputados que se licenciaram para enfeitar o maior ministério de todos os tempos, continuam voando com passagens pagas com a sua cota. É o segredo de quem conhece o recôndito do cofre da nação na vez do ministro das Relações Exteriores, do ministro da Agricultura e do ministro da Integração Nacional, abrilhantarem a relação dos esbanjadores do dinheiro público, pago através dos inúmeros impostos.

A justificativa deslavada está no argumento que ao se licenciar, o ministro leva o crédito, que pode utilizar a qualquer momento. E o paliativo prometido pelo presidente da Câmara é um remédio que não cura mas mitiga a doença, apenas contorna o desafio da moralização, como um socorro de emergência.

=== === ===

A crise moral e ética que corrói os três poderes humilha nós eleitores. Como se não bastasse o ótimo salário oferecido, ainda temos que engolir o vício do desvio de verbas; os assessores especiais de coisa nenhuma; a semana útil das terças às quintas-feiras; a verba indenizatória; os apartamentos funcionais cedidos a parentes; e por aí vai...

=== === ===

É necessário disciplinar o uso da verba de passagens;É necessário coibir os abusos, cometidos com a plena consciência dos infratores;É necessário alterar as normas que regulam a concessão de passagens aéreas aos parlamentares.

=== === ===

Só espero que nas próximas eleições a população tome consciência e renove o quadro associativo da cadeia da felicidade.

.

Nenhum comentário: