sexta-feira, janeiro 30, 2009

Faz-me rir; "Operário sonha com Copa de 2014"

.

Da onde é que tiraram esse título “Operário sonha com Copa de 2014”. Que irresponsabilidade!
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O sonho, ou melhor, a subsede para o mundial de futebol em 2014 está relacionada a cidades e não a um clube de futebol. Em que planeta estamos, no Brasil? (rsrsr). O Brasil é um planeta?

Existem hoje várias cidades que estão rebolando para cumprir as obrigações e metas dos encargos do caderno da FIFA. As exigências são inúmeras, nem mesmo Curitiba, com toda a sua infra-estrutura, tem condições hoje, de cumprir com a incumbência de peso e responsabilidade ordenada pela Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pelo acrônimo FIFA.

Bom, vamos lá, como Jack, o estripador, vamos por partes: uma pequena parte, do primeiro capítulo do caderno da FIFA que contém mais 9 capítulos em 125 paginas!

Capacidade:
- A capacidade de um estádio será determinada conforme a necessidade local. Mas se o estádio ocasionalmente abrigar jogos internacionais, deverá ter no mínimo 30.000 lugares.
- Uma equipe que leve em média 20.000 espectadores ao estádio normalmente pensaria em construir um estádio para 30.000 porém a FIFA sugere a construção de um com capacidade próxima a 40.000 (como o Germano Krüger ?!?).
- Algumas jogos internacionais da FIFA como a Final da Copa das Confederações requerem uma capacidade de no mínimo 50.000 lugares e a Final da Copa do Mundo, 60.000.
- Estádios com capacidade de 70, 80 mil pessoas levam vantagem, porém, essa capacidade será de pouco uso se a cidade não oferecer infra-estrutura de hoteis e facilidade de acesso a aeroportos (como o Sant’Ana ?!?) já que deve-se levar em consideração que os jogos internacionais terão pessoas vindo de longe.

Conhecimento do Mercado:
- Isso varia de cidade para cidade dependendo da situação mas, no geral, é interessante montar uma área VIP e saber quem é seu cliente que deseja pagar mais para utilizá-la bem como saber o quanto ele está disposto a pagar por isso.

Mudanças:
- As mudanças tecnológicas são muito rápidas e os espectadores exigem cada vez mais conforto e luxo. Por isso, mesmo um estádio moderno, fica obsoleto em pouco tempo.
- O tempo de vida estimado para um estádio moderno é de 30 anos.
- Na construção de um estádio deve-se levar em conta se os serviços e o conforto que você está oferecendo atendem não somente os espectadores atuais, mas as necessidades deles no futuro.
- Apenas criar um estádio utilizando técnicas e serviços que já funcionaram no passado pode resultar em um péssimo investimento para o futuro.

Local do Estádio:
- O estádio deve ficar em um local com espaço externo suficiente para comportar a aglomeração de pessoas e que seja seguro para a circulação e as atividades que ficam no lado externo do estádio (como na vila Oficinas ?!?).
- A chegada ao estádio é feita aos poucos, portanto a entrada tende a ser tranquila, mas na saída, o público tende a se aglomerar, pois, saem todos ao mesmo tempo o que demanda um espaço significativo.
- Quanto mais no subúrbio fica o estádio mais ele dependerá de vias de acesso e estacionamento já que os transportes públicos não atenderão eficientemente o local.
- Num mundo ideal, o melhor lugar para se construir o estádio seria no centro de uma grande cidade com grande facilidade de transporte público, grandes rodovias e avenidas e estacionamentos adjacentes que são utilizados em outros momentos quando não ocorre um evento no local do estádio.
- Isso reduz a possibilidade de um estacionamento ser utilizado apenas de 100 a 200 horas por ano.
- Um estádio com ambições de sediar jogos internacionais será mais atrativo se ficar próximo a uma grande quantidade de hotéis confortáveis, de grandes centros comerciais e, pelo menos, um aeroporto internacional.
Fonte: Fifa.com

===

Já houve polêmica sobre uma possível exclusão do Estado do Paraná pela disputa de uma das sedes. Mas ta tudo certo, eu entendo, o Operário irá competir com São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Recife, Curitiba, entre outras.

Estou arrepiado em saber o quanto estamos próximos dessa realidade!!!!! .
.

Nenhum comentário: