sexta-feira, janeiro 30, 2009

Emprego formal registra o pior resultado em dez anos

.
O emprego formal no Brasil apresenta o pior resultado em dez anos segundo registro no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Só em dezembro do ano passado, foram fechados 654.946 postos com carteira assinada. Até então, o pior desempenho era o de dezembro de 2004, quando houve o fechamento de 352 mil vagas formais de trabalho.

A maior parte das demissões ficou concentrada na indústria de transformação. Outro setor afetado foi o de serviços. A construção civil teve uma pequena elevação nas contratações, enquanto o comércio registrou uma desaceleração no número de vagas.

===

As demissões de novembro e dezembro refletiram diretamente na média e prejudicaram o resultado anual. Decepção para o governo, que acreditava que fossem abertos 2,1 milhões de novos postos de trabalho em 2008, contra os 1,452 milhão de vagas criadas. O resultado é 10,2% abaixo do índice registrado em 2007. O número se refere à diferença entre as contratações e demissões realizadas no período.
.

Nenhum comentário: