quarta-feira, maio 27, 2009

Governo atropela oposição


Não precedeu as negociações entre os líderes partidários do Democratas (DEM), representado por um senador do Rio grande do Norte, e outro, da parte do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), das terras do Alagoas, para fechar uma articulação política para dar andamento à abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com teor de oposição, para investigar a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Isso significa vitória do governo, pois, a linha de inquérito poderá tomar outros rumos.

O DEM queria a presidência com o PMDB na relatoria, mas a expectativa é de que a presidência fique com a senadora de Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores (PT-SC) e a relatoria com o velho PMDB, representado pelo senador de Roraima. E como a comissão será composta por dos 11 elementos sendo 3 da oposição, e 8 da base aliada ao governo, contando (é claro) com os 3 PMDB’istas, (onde mais uma vez, o velho partidão aliado de todos os governos dão as cartas), resultará em muito barulho para nada.

Como forma de retaliação o DEM, aliado aos partidos opositores, prometem obstruir todas as sessões do Senado até uma negociação palatável.

A CPI contará com nomes de peso. Do lado do Governo entra a petista de Santa Catarina, líder do governo no Congresso, e o PMDB’ista de Roraima, líder do governo no Senado, além do auxílio de um ex-presidente da República que, em 1992 sofreu impeachment, e hoje é senador pelo Partido Trabalhista Brasileiro, eleito pelo povo de Alagoas (PTB-AL).

=== === ===

Então fica o dito pelo não dito, e o panorama geral fica esclarecido desta forma. Pelo lado do Senado, o governo domina uma CPI chapa branca devido a votação de lideranças. Pelo lado da Câmara, fica o encargo de colocar em pauta o projeto da (meia) reforma política. Em suma, mais uma vez o Congresso ficará engessado nesse processo que deve se estender até o recesso do meio do ano para depois cair no esquecimento.

=== === ===

Outro detalhe é que muitos acham que os partidários do DEM, não estão muito entusiasmado com essa CPI, devido ao fato de que a oposição teria a intenção de desmoralizar a Petrobrás.

Nenhum comentário: