quarta-feira, novembro 25, 2009

O amigo da onça, versão sul-americana


O papo é que a força do lobby empresarial, somada com a imposição caprichosa da volubilidade do presidente Luiz Inácio da Silva, acabou por ratificar o ingresso da Venezuela no Mercosul, por 12 votos a favor contra 5. Uma notícia em que o próprio presidente pode dar pessoalmente, em primeira mão, para o cínico bolivariano, todo poderoso senhor venezuelano e pseudodemocrata (que agora passa a ser o novo dono do Hilton Hotel, da Isla Margarita, devido ao mandato de expropriação pela reclamação do estabelecimento sobre a falta de segurança após o congresso África-América do Sul), Hugo Chávez.

Lula, que (conversa mais com Hugo Chávez do que com seus próprios filhos) está em sua quarta visita à Venezuela (somente este ano), isento de culpa, dotado de pureza, simplicidade e ingenuidade, acredita nas palavras do pseudodemocrata, quando este afirma, que a Venezuela, com seus 30 milhões de habitantes é um país em plena democracia, que tem plena liberdade de expressão e que não há nenhuma perseguição política (deve ter esquecido do Hilton Hotel). Diferente de Honduras, que se mata gente. Lá sim, perseguem subversivos, jornalistas e revolucionários.

A demagogia chavinista é tamanha, que chega ao ponto de ufanar, que agora, um grande mercado será criado no Sul da América, com o ingresso da Venezuela (que é uma das maiores reservas de petróleo e gás natural do planeta) no Mercosul, o que vai gerar uma nova ordem econômica.

E quem, vai segurar o ônus do palanque anti-EUA pregado pelo cínico bolivariano? Um senado zombado e malfadado pelo próprio pseudodemocrata como “papagaios dos americanos”?? Quem irá controlar o incontrolável Chávez???

Como o Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul já foi aprovado pela Câmara, o governo não terá dificuldade em repetir a façanha no plenário do Senado. Para isso, bastará garantir a presença mínima de 41 dos 81 senadores e o voto favorável da maioria destes, ou seja, 21.

=== === ===

Em suma. Não se pode punir um país simplesmente pela causa de não se ter simpatia pelo seu governante, mas que Chávez irá tumultuar esse Mercosul, isso eu não tenho a menor dúvida.

=== === ===

Ah! O Mercosul não é um mar de maravilhas. Em muitos casos, chega a atrapalhar as negociações do Brasil com o resto do mundo. Não existe moeda forte como o Euro e nem há uma relação política unificada, consistente, sólida, varonil.
publicado 30/10/2009 17:50:12 - JM News

Nenhum comentário: