terça-feira, novembro 04, 2008

PP apela ao TSE pelo mandato de Belinati

A defesa de Antônio Carlos Belinati (PP) protocola no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedidos de explicações e detalhamentos da decisão que cassou, na última terça-feira (28/10), o registro da candidatura do prefeito eleito pela quarta vez para administrar a cidade de Londrina. Caso os embargos não sejam providos, a defesa terá três dias para entrar com um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de anular a cassação do registro que impugnou a candidatura de Belinati, dois dias após vencer as eleições de segundo turno para a prefeitura de Londrina.

Atualmente Belinati é réu em quase cem ações, cíveis e criminais e na prática a participação na disputa pela prefeitura foi ilegal. Agora, representantes de partidos políticos e manifestantes despertam a opinião pública com o objetivo de pressionar as ações do TSE devido ao impasse criado com a cassação da candidatura de Belinati.

***

Em suma; quem é que vai pagar por isso?
Se o registro fosse cassado antes da eleição, nada disso aconteceria. Não haveria todo esse desgaste que envolve o candidato, o poder judiciário, o poder executivo e os eleitores. Parece que o TSE sub-julgou de forma errônea o potencial de Belinati e arriscou em coloca-lo à prova de um julgamento popular eleitoral. A população aprovou e agora o tribunal afronta o desejo e a opinião da maioria dos eleitores da cidade de Londrina.
Tudo bem que o TSE ande sobrecarregado de processos, mas não justifica a falta de planejamento em julgar casos de caráter urgente urgentíssimo.

Nenhum comentário: