terça-feira, novembro 25, 2008

Chuvas causam mortes em Santa Catarina

.



Santa Catarina está às voltas com a maior tragédia natural de sua história relacionada ao altíssimo volume de chuva que bombardeia o estado desde o mês de outubro. A intensidade e o volume de água dos últimos dias determinou calamidade pública em aproximadamente 60 municípios atingidos. O saldo da catástrofe é grande, o número de mortos está na casa dos 69 (segundo registro divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina), mais de 44 mil pessoas estão desalojadas e 8 municípios estão isolados (entre eles: Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo).

Um rompimento no duto de gás natural que faz a conexão Brasil-Bolívia interrompe o fornecimento em parte da região sul. A Segurança Pública foi mobilizada para conter saques em estabelecimentos comerciais como supermercados e farmácias. O abastecimento de água potável está danificado, a energia elétrica comprometida, o sistema logístico interrompido e a saúde da população em risco. Calcula-se cerca de uma ano e meio para uma recuperação total dos estragos provocados (isso, se no próximo ano não ...).

===

Comoção: inundações, perdas e mortes compõem o resultado desta calamidade. Vale agora, a solidariedade do povo brasileiro em auxiliar nesta reconstrução para que os prejuízos mínimos e materiais sejam amenizados.



.

Nenhum comentário: